Aprenda a trocar resistência de chuveiro com segurança



Nada como um banho quentinho depois de um dia de trabalho ou para relaxar antes de dormir. Tem gente que precisa de uma chuveirada logo que acorda para despertar de verdade, mas aí a água está gelada: pode ser sinal de que está na hora de trocar resistência de chuveiro.

O medo de tomar choque ou fazer algo de errado não deve te impedir de pôr a mão na massa. Veja dicas de como trocar a resistência com segurança e sucesso.

 

Passo a passo para trocar resistência de chuveiro

Não precisa pagar eletricista e nem pedir para alguém vir até sua casa fazer o serviço. Trocar a resistência exige um pouco de técnica, paciência e tempo, mas é bem possível de fazer.

Antes de começar, deixe todos os materiais ao alcance das mãos: a resistência nova, uma escada, uma escova para limpeza, uma chave de fenda, um alicate e uma lixa. Use sapatos com solado de borracha para evitar choques elétricos.

Em seguida, desligue o disjuntor do chuveiro, ligue novamente e deixe a água cair. Se estiver esquentando pode ser um problema temporário na parte elétrica. Porém, se nada mudar, é preciso trocar. Veja o passo a passo:

1. Desligue o disjuntor geral

Sem dúvida a coisa mais importante a se fazer é desligar a energia do banheiro ou até da casa para evitar os temidos choques elétricos. Só parta para o segundo passo se tiver certeza de que está seguro.

2. Desmonte o chuveiro

Posicione a escada bem abaixo do chuveiro e desmonte-o, desenroscando o espalhador e tirando a tampa. Dependendo do modelo, será necessário usar a chave de fenda. Cuidado para não danificar a borracha entre a câmara e a tampa, pois é ela que garante o fechamento completo sem risco de vazamento.


3. Faça uma limpeza

Limpe a câmara com cuidado, principalmente os orifícios, que podem estar entupidos. Se necessário, desobstrua a sujeira com um alfinete e complete com a escova de limpeza. Não se esqueça de limpar os contatos e o espalhador, usando sempre a escova e a lixa.

4. Coloque a nova resistência

A maioria dos fabricantes informa na embalagem o modo certo de trocar resistência do chuveiro. Se esse for o caso, basta seguir as instruções. Caso contrário, tome nota.

Preste atenção na posição da resistência queimada, pois você vai precisar fazer igual com a nova. Você verá que ela possui uma parte maior e outra menor, o que significa que o trecho maior entre os contatos será aplicado na parte maior da resistência, enquanto o trecho menor será aplicado na parte menor.

Encaixe a nova resistência nas extremidades dos contatos e na canaleta. Finalize remontando o chuveiro com a câmara, tampa e espalhador.

5. Ligue o chuveiro

Deixe a água fria cair para evitar que a nova resistência também se queime. Esse processo retira o ar da câmara e deve ser feito antes de ligar o disjuntor geral da casa.

6. Ligue o disjuntor e faça o teste

É hora de ver se você soube trocar resistência de chuveiro com sucesso. Ligue a chave geral e posicione o chuveiro no modo inverno. Verifique se a água está esquentando e pode partir para o banho!



Comentar

nineteen + two =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.